Alexanialexy_____________city’s Weblog

maio 12, 2008

Artesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de Artesanato

Filed under: Sem-categoria — AlexâniAlexy___City Vlogcasting TV. @ 5:35 pm

Artesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de ArtesanatoArtesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de ArtesanatoArtesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de ArtesanatoArtesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de ArtesanatoArtesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de Artesanato

 
Artesãos de Olhos d’Água são finalistas no Prêmio Top 100 de Artesanato
Vencedores do prêmio terão seus produtos divulgados pelo Sebrae e ainda participarão de exposições itinerantes no Brasil e em outros países
 
 

Adrianne Vitoreli – Goiânia
O artesanato desenvolvido em fibras e fios, pela Comércio e Tecelagem Olhos d’Água, no município de Alexânia, a 112 quilômetros de Goiânia, é um dos sete trabalhos selecionados para a fase final do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O prêmio tem como objetivo ampliar a visibilidade dos produtos artesanais, tornar a atividade ainda mais competitiva e melhor preparada para o mercado nacional e internacional.

Os artesãos José Roberto Rocha Bastos e Maria de Fátima Dutra Bastos, que trabalham na área há mais de 20 anos, produzem, na tecelagem, peças feitas com algodão em que todo processo é manual, desde a fiação, tingimento e elaboração das peças. São jogos americanos, colchas, passadeiras, tapetes, xales, que levam a iconografia de Goiás e imagens rupestres. “Trabalhamos por encomenda e acreditamos em um aumento da produção nesse segundo semestre”, frisa José Roberto.

Com fibras de folhas do cerrado são produzidas esculturas e peças para decoração. Durante anos de pesquisa na preparação da fibra (palha de milho, folha de bananeira), a artesã, conhecida como ‘Fatinha de Olhos d´Água’, explica que consegue retirar as fibras sem agredir o meio ambiente e produzir peças com durabilidade cada vez maior. “São esculturas maiores e de maior qualidade que comercializo para todo o Brasil e para outros países, como Inglaterra e Itália”, conta a artesã.

A empresa emprega diretamente 18 pessoas e indiretamente outras seis. Ter sido selecionado entre 540 inscritos para a final do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, foi, para José Roberto, um sinal de que o trabalho é reconhecido. “O prêmio é uma vitrine para os que trabalham com artesanato no País”, avalia o artesão.

Até a primeira quinzena de agosto, a comissão organizadora do Prêmio Top 100 de Artesanato já terá selecionado os 100 projetos que serão premiados. A informação é da gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Raissa Rossiter. Como premiação, os vencedores receberão certificados, terão seus nomes e produtos divulgados no portal do Sebrae Nacional (www.sebrae.com.br) e ainda participarão de exposições itinerantes a serem realizadas por todo o Brasil e também em outros países. A solenidade de premiação, segundo Raissa, será nos dias 25 e 26 de outubro, em local a ser definido.

Serviço:
Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

Comércio e Tecelagem Olhos d’Água: (62) 3322-6135
Unidade de Negócios Culturais e Turismo: (62) 3250-2235
Informações: www.sebraego.com.br
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: