Alexanialexy_____________city’s Weblog

dezembro 4, 2007

DEMEC _ Energia Pura _ Antônio “Pedro” Dariva. um motor que funciona com ar comprimido.

Filed under: Sem-categoria — AlexâniAlexy___City Vlogcasting TV. @ 5:39 pm

Mecânico do ES inventa motor a ar 100% ecológico

Tudo começou há mais de 25 anos, quando Dariva teve a idéia de usar o ar comprimido para mover os pistões de um motor. “O motor a combustão funciona por causa do aumento de pressão. Então eu pensei que se usasse outro produto para provocar essa mudança de pressão, seria possivel fazer o mecanismo funcionar, sem jogar mais poluição no ar e sem depender do petróleo”, conta o inventor.

Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994. Mas para chegar no nível atual de eficiência, foi necessário investir tempo e quase todo o dinheiro que ganha trabalhando na oficina mecânica da família, localizada em Vila Velha, região metropolitana de Vitória.

Para aprimorar seu projeto, Dariva, que não tem formação acadêmica, estudou o comportamento dos gases. O motor funciona com ar atmosférico comprimido. Um cilindro, semelhante aos utilizados por mergulhadores, é o “tanque de combustível”. Na verdade, segundo o inventor, o ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido.

“Até aqui, chegamos a uma eficiência de 70, 75%. Isso significa que o motor repõe o ar comprimido enquanto funciona, aumentando a autonomia. No futuro, com a utilização de materiais e tecnologias mais avançadas, acredito que vamos poder aumentar isso”, explica Dariva.

Montagem
Todo as etapas do projeto, da concepção à fundição e usinagem das peças, foram executadas pelo mecânico, com a ajuda de alguns amigos. “Sem eles, eu não chegaria até aqui. Teve muita gente trabalhando de graça, de noite, para me ajudar nisso”.

O princípio de funcionamento é aparentemente simples: depois de acionado, o motor recolhe o ar do meio ambiente e o comprime em uma câmara, onde a temperatura chega a aproximadamente 400ºC. Neste momento, o ar se expande, liberando a energia necessária para mover os pistões e fazer o motor funcionar.

Nesse processo, o ar se resfria rapidamente e é expelido a uma temperatura de 10 graus negativos. “Como o ar expelido é mais frio que o ambiente, ele pode ser utilizado como refrigeração do carro e até no ar condicionado. Isso ajuda a proteger a camada de ozônio. Além disso, o motor capta ar quente e poluído e devolve ar frio e filtrado para a atmosfera”, afirma o inventor.

Como não utiliza a queima de combustíveis para gerar energia, o motor a ar comprimido é totalmente não poluente. O óleo lubrificante também tem um rendimento superior, podendo durar até quatro anos, porque não se contamina com resíduos da combustão.

Potência
Dariva já tem dois protótipos prontos, funcionando, que foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas, realizada no último fim de semana no município de Serra, região metropolitana de Vitória. O primeiro é um motor de 2 cilindros, com potência de 30 HP a 3 mil RPM. O segundo, um motor de 10 cilindros – sendo 8 ativos e 2 para reabastecimento – com potência de 70 Hp a 4 mil RPM.

Ele afirma que um veículo com este motor, utilizando um cilindro de 24 metros cúbicos, igual aos usados por veículos movidos a gás natural (GNV), poderá rodar 350 Km sem reabastecer. “Como ainda não alcançamos 100% de eficiência, depois de um tempo o motor perde pressão e é preciso recalibrar o cilindro”, explica.

Agora, o inventor capixaba sonha com a produção em série desses motores. Para isso, ele criou um empresa, dedicada à captação de recursos para o desenvolvimento de tecnologias ecológicas. “Com a ajuda de investidores, será possível tornar esse sonho realidade”, afirma Dariva.

Alex Cavalcanti
Direto de Vitória

Alex Cavalcanti/Fotografia O ar comprimido no cilindro serve para dar a partida no motor, que tem a capacidade de devolver ao cilindro 75% do ar consumido

Vitória, 01/09/2007 - Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994Vitória, 01/09/2007 – Da idéia inicial até o primeiro protótipo, foram cinco anos. A primeira patente foi obtida em 1994

Vitória, 01/09/2007 - O “Professor Pardal” Antônio Dariva, criador do motor que não necessita de combustöeis e é capaz de se auto-abastecerVitória, 01/09/2007 – O “Professor Pardal” Antônio Dariva, criador do motor que não necessita de combustíveis e é capaz de se auto-abastecer

Espòito Santo, 01/09/2007 - O equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motoresEspírito Santo, 01/09/2007 – O equipamento é apontado pelo seu criador como o novo paradigma em motores

Espòito Santo, 01/09/2007 - O mecânicou realizou todas as etapas do projeto do motor, contando somente com a ajuda de alguns amigosEspírito Santo, 01/09/2007 – O mecânicou realizou todas as etapas do projeto do motor, contando somente com a ajuda de alguns amigos

Espòito Santo, 01/09/2007 - Protótipos foram apresentados na Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias LimpasEspírito Santo, 01/09/2007 – O mecânicou realizou todas as etapas do projeto do motor, contando somente com a ajuda de alguns amigos.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1872911-EI300,00.html

Saiba mais:

http://groups.google.com.br/group/etecc/browse_thread/thread/4193777c7e9f7b60%20-%2044k

DEMEC _ Energia Pura _ Antônio Pedro Dariva

ygla@veloxmail.com.br

Anúncios

25 Comentários »

  1. Boa tarde gostaria de mais informação e se foce posivel um telefone para mater contato com a Demec se puder me ajuda agradeço muito.

    Comentário por Adilson Paloski — janeiro 6, 2008 @ 7:25 pm

    • Amigo, poderia informar algum contato do Sr. Dariva? Gostaria contribuir adquirindo algum dos seus produtos. Posso contar com sua gentileza? Se possível da DEMEC também! Pois não achei em lugar algum…

      Comentário por francisco — julho 22, 2011 @ 12:04 pm

  2. Gostaria de obter maiores informações sobre o assunto.
    Energéticamente o motor é viável?
    Não dá pra entender o seu funcionamento só com o texto acima. Se alguém puder ajudar, fico agradecido.

    Comentário por mauricio — fevereiro 14, 2008 @ 6:09 pm

    • Deixo nosso site e contato para motor a ar comprimido,www.motorar.com.br.

      Comentário por josoe — janeiro 4, 2011 @ 12:11 pm

  3. Gostaria de fazer contato com o Sr. Antônio Pedro Dariva, o inventor do motor de ar 100% ecológico. Preciso do e-mail dele e ou telefone!

    Grata Renata (27) 3328.4077

    Comentário por Renata Torres — março 27, 2008 @ 9:45 pm

  4. Gostaria de saber o e-mail do Sr. Dariva, pois gostaria de comprar seu motor

    Grato

    Paulo

    Comentário por Paulo Bernardo — março 30, 2008 @ 8:05 pm

  5. Gostaria de saber o e-mail do Sr. Dariva, pois gostaria de comprar seu motor

    ou investir em suas pesquisas

    Comentário por oscar — abril 30, 2008 @ 8:00 pm

    • ola seu oscar,tive contato com seu antonio,ele esta em minas gerais vendeu seu projeto para o banco bmg agora esta na fiat,tambem tenho projeto de motor a ar comprimido em funcionamento,com resultados surpriendentes.

      Comentário por josoe bonetti — junho 9, 2010 @ 8:18 pm

      • Voce tem um projeto de motor a ar?
        Entre em contato por favor, estou em busca de projetos viáveis e investir para aperfeiçoa-los e colocar no mercado.
        At. Ubiratan

        Comentário por Ubiratan — fevereiro 9, 2011 @ 8:57 pm

  6. solicito se possivel telefone ou email do sr pedro dariva

    Comentário por armando foresti — janeiro 1, 2009 @ 11:05 pm

  7. Gostaria de entrar em contato com o Sr. Antônio Dariva e, para tanto, preciso do e-mail dele e se possível também o telefone e endereço dele.
    Obrigado,
    Mário Vinagre

    Comentário por Mário Vinagre — janeiro 10, 2009 @ 3:43 pm

  8. caro amigo parabens torço muito para seu progeto ir para frente estou em BRASILIA DF, meu sogro mora bem bem perto de sua região: conceiçao de castelo, trabalho dentro do palacio do planalto como terceirizado,caso voce precise de alguma ajuda para alavancar seu projeto, talvez eu possa ajudar na minha pequenes ou seja falar com pessoas aqui dentro ( não finanças ok. abraços tiau

    Comentário por MARCOS ANTONIO DE AVILA — janeiro 28, 2009 @ 4:42 pm

  9. Sempre falta um detalhezinho que põe tudo por agua abaixo, ehehehhehe… É mesma coisa que inventar um motor que não polui, ai só falta um pequeno detalhe, o combustivel… heheheheeh
    Com certeza o motor vai gerar calor, tanto pela temperatura que chega a 400 Graus, como pelo atrito das peças internas… enfim vai esquentar igual…
    Acho melhor investirmos na Cana de Açucar que ganhamos bem mais com isso.

    Comentário por Magaiver — abril 30, 2009 @ 4:42 am

  10. Muito bom,o cara nem é formado em engenharia nem nada e coseguiu faser isso tudo ai gostei do motorzao V10 ecologico, apezar de render pouco mas como todas as imvençoes ésta vai ser aprimorada com otempo e com o uso das novas tecnologias que vierem no futuro.

    Comentário por Gandhi — julho 13, 2009 @ 2:17 pm

  11. intedi tudinho so nao entendi como que a camara de 400 graus e alimentada

    Comentário por Henrique — setembro 3, 2009 @ 1:45 am

  12. como a camera de aquecimento e alimentada?

    Comentário por Henrique — setembro 3, 2009 @ 1:46 am

  13. Gente, gostaria muito de entrar em contato com oSr Dariva, preciso do e-mail dele.

    grato

    Comentário por Iherman C. Lima — outubro 15, 2009 @ 5:26 pm

  14. Por gentileza, trabalho numa ONG de educação ecológica e gostaria do telefone/email do Sr Antonio Dariva. Grato, Carlos Pittella Leite

    Comentário por Carlos Leite — outubro 24, 2009 @ 11:11 pm

  15. O GOVERNO IGNORA ESSE TIPO DE PROJETO! MEU DEUS, ONDE ESTAO OS EMPRESSARIOS DESSE PAIS? SE EU TIVESSE GRANA JA TERIA UMA PARCERIA COM O SR. DARIVA! E O MOTOR DELE JA ESTARIA EM PRODUCAO EM SERIE! ACORDA BRASIL!

    Comentário por EDNILSON — novembro 27, 2009 @ 12:36 am

  16. senhor pedro.
    eu ja sabia de sua invenção ha muito tempo, me revoltei quando a rede globo apresentou o motor dos franceses e seguido mostra o deles e o seu não parece existir para esta rede de tv que so denigre o que é de nosso pais.

    parabens por seu trabalho, desejo que surja alguem que financie seu projeto e o coloque no hall dos melhores do planeta.
    afinal em nossa terra temos o melhor so que nunca sabemos disso, ainda bem que a internet surgiu para acabar com o poder desses anti-brasileiros

    seu pedro,
    por favor,
    é possivel um motor desses para motocicletas?
    obrigado
    andre

    Comentário por andre becker — março 27, 2010 @ 1:49 am

  17. Como não tem combustão o motor não precisa ser de metal, pode ser de plástico em grande parte. O que reduziria o peso. Se rodas de carros e bujões de gás já podem ser produzidos com plastico de qualidade… por que não um motor, onde não há combustão?

    Comentário por Rafael Abreu — maio 19, 2010 @ 8:43 pm

  18. ola sou mecanico a 40 anos e gostaria de entra em contato meu email é mariocanovas@bol.com.br e sou simpatisante dessa brilhante invenção e creio que é a única invenção hoje no mundo capaz de reverter o aquecimento global e preciso entrar em contato para uma possivel visica ai em logo aguardo sua resposta rapidamente e fico aguardando parabens e obrigado..

    Comentário por mario canovas franco — julho 19, 2010 @ 5:39 pm

  19. Sou Aderbal Neves Silva, sou intusiasta de alternativas para a geração de energia. gostaria de saber se vocês tem os cálculos de eficiência energética deste motor, e se vocês já pensaram na conversão do torque da ponta do eixo em energia elétrica, gostaria de saber se tem pesquisa nesse sentido, pela vossa equipe, e se necessário coloco meus humildes conhecimentos a disposição.
    grato
    Aderbal Neves
    ” quando não tentamos o impossível somos submetidos ao inconcebível”
    Parabéns pela busca do impossível, talvez com este invento não seremos obrigados a submeter aos poder petrolífero e das usinas nucleares.

    Comentário por Aderbal Neves Silva — novembro 26, 2010 @ 9:35 pm

  20. Até hoje (17/02/2011) continúo indignado com a classe política e científica brasileira e mundial, pois a invenção do Capixaba de Vitoria ANTÔNIO PEDRO DARIVA, motor movido a ar, que teve sua primeira patente em 1994 .Já a invencão do Cearense de Fortaleza FERNANDO ALVES XIMENES, o qual inventou o Poste eólico solar. Outro importante invento é o motor e carro movido a ar,( poluição zero,) do Francês GUY NÈGRE. Motor com apenas dois pistões atinge velocidade superior a 120 KM/h e alcança uma autonomia de aproximadamente 300 KM. O Mínimo de Justiça da classe política e científica Brasileira e Mundial seria a indicação para concessão do Prêmio Nobel, dos tres honrados inventores. João Wanka-Blumenau-SC-BRASIL

    Comentário por João Wanka — fevereiro 17, 2011 @ 11:58 pm

  21. Este é o mesmo motor inventado na França??

    Quando teremos acesso à compra desse tipo de carro?

    Comentário por Eunice — janeiro 13, 2012 @ 12:14 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: