Alexanialexy_____________city’s Weblog

junho 21, 2008

Viola Caipira – Afinando a sua viola

Filed under: Sem-categoria — AlexâniAlexy___City Vlogcasting TV. @ 8:37 pm

 

Clebert Vianna

Casa dos Violeiros

Dicas para afinar a sua viola caipira em cebolão D (Ré) e E (Mi).

Normalmente, para se manter a afinação em diapasão, o critério adotado é 440HZ. Uma boa é comprar um afinador eletrônico! Se a viola tiver captação, melhor ainda! Um diapasão de sopro com as 06 notas musicais, E (Mi)bordão, A (Lá), D (Ré), G(Sol), B (Si) e E (Mi) ajudam bastante, sendo complexo apenas para afinar o 3º par, que tanto se afinando em D (Ré) ou E (Mi), será em sustenido ou bemol, como queiram. Se o seu parceiro está com um violão afinado ou um teclado e/ou piano, fica bem mais fácil, bastando apenas pedir para ele fazer as notas que precisa para afinar sua viola. Não tendo afinador ( de sopro ou eletrônico), companheiro com violão, teclado ou piano, e tiver um telefone residencial próximo, tire-o do gancho e escute o som dele, é um A (Lá) em 440hz, quebra um galhão danado.
.
O som ambiente de barulho de carro, criança chorando, os que não aguentam esperar você afinar sua viola, os cachaceiros pertubando teu juízo nos botecos ou festas e outros ruídos estranhos, são companheiros constantes dos violeiros. Não importa onde o violeiro está, sempre o acompanharão. Ignore-os, é você e sua viola que importa. Quanto mais afinada a viola, melhor você se sentirá tocando-a…Vamos lá! Muita calma nesta hora! Boa sorte!

Tom D (Ré)

5º Par = A (Lá) e A (Lá oitava abaixo)
4º Par = D
(Ré) e D ( Ré oitava abaixo)
3º Par = F# (Fá sustenido) e F# (Fá sustenido
oitava abaixo)
2º Par = A (Lá) e A (Lá)
1ª Par = D (Ré) e D (Ré)

Passando
de D( Ré) para E (Mi), de cima para baixo:

5º Par = B (Si) e B (Si oitava
abaixo)
4º Par = E (Mi) e E ( Mi oitava abaixo)
3º Par = G# (Sol sustenido) e
G# (Sol sustenido oitava abaixo)
2º Par = B (Si) e B (Si)
1ª Par = E (Mi) e E (Mi)

Caso não tenha uma viola e queira treinar no violão os acordes para viola, basta ignorar a primeira corda de cima, o E (Mí bordão) e afinar as cordas como descrito acima. Alguns a tiram, outros apenas a afrouxa e a coloca acima do braço para não atrapalhar a digitação. Veja como ficaria no violão, de cima para baixo:

E Bordão (ignorado)
B (Si)
E (Mi)
G# (Sol sustenido)
B (Si)
E (Mi)
.
Cleber Tomás Vianna
http://www.casadosvioleiros.com

4 Comentários »

  1. estou tentando aprender a tocar viola.
    está dificio!
    mais eu chego lá!!!!!!!!!!!!!!11

    Comentário por savio — junho 20, 2010 @ 4:49 pm

  2. nos pares mais graves as finas que estão em 8ª abaixo?

    Comentário por Gabriel — novembro 21, 2010 @ 9:35 pm

  3. Muito obrigado. Aqui foi o unico lugar que comsegui todas essas informações, ja que estou começando a dois dias e sou autodidata, rsrs. O som da viola sempre me encantou e agora to tentando aprender a toca-la aqui. Moro no Pará, em Tucurui para ser mais exato. Sou mineiro de Uberaba, e tenho alguns parentes que vieram se São Palo pra cá, inclusive meu avó. Foi ele que nesse natal, agora a dias atraz, me deu a viola e disse que gostaria muito que um de seus netos pudesse tocar, entao decidi fazer isso por ele, eé claro por mim tb. Hj comprei um afminador eletronico e nao estava conseguindo le-lo ate que li suas informações que pra mim foram muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito uteis, agora posso começar a afinar minha viola e treinar pro proximo natal, rsrs. Ate lá tenho que aprender dez musicas foi meu combinado com meu avó, que no proximo natal tocarei dez musicas pra ele. Um forte abraço e feliz 2011.
    Cid

    Comentário por José Cid — dezembro 29, 2010 @ 1:33 am

  4. Toco um pouco de violão e comprei uma viola essa semana. O rapaz q me vendeu disse q essa viola (gianinni) não pode ser afinada em cebolão Mi, apenas em Ré, pois caso contrário as cordas arrebentam.
    Agora não acho dicionário de acordes pra essa afinação (Ré)… alguém sabe onde encontro?
    obrigado

    Comentário por Aguiar — julho 7, 2011 @ 9:55 pm


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

O tema Silver is the New Black. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

